


Este trabalho acadêmico foi realizado durante o 4° semestre, na disciplina de Ateliê de Projeto IV. E corresponde ao desenvolvimento de um projeto arquitetônico de uma creche infantil, localizada em Belém-PA, enquadrada no sistema de ensino particular e tendo como público-alvo crianças de 0 meses aos 06 anos de idade.
A proposta foi desenvolvida a partir de um embasamento teórico sobre o tema, aliado aos estudos de referências. Sendo analisados os condicionantes projetuais – físicos e legais, do terreno, para viabilizar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, que procurou, sobretudo, oferecer aos seus usuários, um ambiente seguro, confortável e adequado ao público infantil. O espaço lúdico deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos.
Para a formação do conceito foi estudado as necessidades infantis, ficando evidente a construção de um espaço viável e atrativo não só para as crianças como também para seus familiares e para os profissionais atuantes.
PROPOSTA DE PROJETO PARA CRECHE INFANTIL
O terreno destinado à implantação da creche situa-se no bairro Batista campos -Belém PA. Com metragem de 88,55m x 53,81m, possui área total de aproximadamente 4.770m². Localiza-se em um bairro de posicionamento central e nobre da cidade (apresentando facilidade de acesso), com vias de acesso fácil e uma região relativamente tranqüila, e, portanto, adequada para o acolhimento confortável dos seus usuários.
O Projeto de Educação Infantil, tem capacidade de atendimento de até 88 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino). Onde serão destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, distribuídos da seguinte forma:
Creche I 0 – 1 ano (10 crianças)
Creche II 1 – 2 anos (10 crianças)
Creche III 2 – 3 anos(12 crianças)
Creche VI 3 – 4 anos(12 crianças)
Pré-Escola 4 – 6 anos ⦁ crianças)
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até seis anos, considerando-se suas particularidades física, psicológica, intelectual e social, integrando a ação da família e da comunidade. O projeto possui finalidade de atender os seguintes critérios:
• Setorização distribuídos por faixa etária, com ambientes de integração e convívio entre crianças de diferentes faixas etárias.
• Espaços com dimensionamentos adequados e equipamentos destinados ao uso e escala infantil e acessíveis á portadores de deficiência física;
• Projeto que atenda ás condições físicas do lote (legislação, implantação e conforto térmico)

PARÂMETROS DE IMPLANTAÇÃO
PROGRAMA ARQUITETÔNICO
SETOR ADMINISTRATIVO
RECEPÇÃO
SECRETARIA
SALA DIREÇÃO
SALA PROFS/REU
SANIT. MASC. E FEM.
SANIT. PNE MASC. E FEM.
HALL
SHAFT
SETOR SÓCIO-PEDAGOGICO
CRECHES (0 á 4 anos)
PRÉ-ESCOLA (5 á 6 anos)
AMAMENTAÇÃO
FRALDÁRIO
DEP. FRALDÁRIO
LACTÁRIO
HIGIENIZAÇÃO
SOLÁRIO
SANIT. INFANTIL MASC. E FEM.
SANIT. PNE INFANTIL MASC. E FEM.
SETOR SERVIÇO
COZINHA
COPA
ÁREA DE SERVIÇO
VEST. MASC. E FEM.
SETOR RECREATIVO
PLAYGROUND
HORTA
SALÃO DE FESTA
SALÃO DE ARTES
SETORIZAÇÃO DOS AMBIENTES
FLUXOGRAMA


Todo o planejamento do lote foi pensado para separar as unidades da creche em blocos, para assim, ficar melhor a localização de cada um pelos alunos e funcionários da instituição.
O setor Administrativo foi mantido no início do lote para possuir um acesso mais fácil aos pais dos alunos e possíveis visitantes.
O Setor Pedagógico foi colocado no intermédio do lote, também voltado mais para frente do terreno, fazendo assim com que os alunos e pais não precisassem percorrer um caminho tão longo até suas respectivas salas.
As salas das creches 1 e 2 se mantiveram ao lado leste do lote, aproveitando a insolação existente pela manha e ventilação provinda dessa direção.
As demais salas se mantiveram mais à oste do lote, de maneira afastada das creches de menor idade, pois esse passam bastante tempo dormindo. Todas as salas do setor pedagógico possuem solários compartilhados e banheiros para servir todos os alunos.
O Setor de Serviços ficou localizado aos fundos do lote, junto com a área de vivência da escola, onde poderia ocorrer possíveis festas e eventos. Mantendo assim a área de alimentação de brinquedos.
Setor Administrativo
Setor Pedagógico
Setor Serviços
Vivência
Circulação
Acesso
ORGANOGRAMA


ESPAÇOS DEFINIDOS E DESCRIÇÃO DOS AMBIENTES
Os acessos foram definidos de acordo com suas respectivas funções. A entrada principal deverá ser usada para funcionários, alunos e pais ou responsáveis, possibilitando a facilidade de acesso entre os blocos; a circulação entre os corredores e os blocos terão com no mínimo de 80cm, com garantia de acessibilidade em consonância com a ABNT NBR 9050.

Nos ambientes sócio-pedagógicos, os sistemas construtivos foram feitos com base nas recomendações do FNDE. Foram utilizados pisos vinílico térmico e antiderrapante de fácil limpeza. As janelas propostas terão até dois metros de comprimento com proteção de vidro, permitindo uma boa iluminação, ventilação apropriada e visibilidade e interação visual para o ambiente externo sem proporcionar perigo às crianças.
A área exposta à maior insolação será compatível com a posição dos solários, e com a entrada do sol nos ambientes internos favorecendo o desenvolvimento das crianças.
Todas as salas infantis deverão conter trocadores completos, almofadas e colchonetes, barras de apoio, pia, e armários infantis.

No ambiente de serviço, o projeto prevê a implantação de uma horta com área de 780m², onde serão cultivados e retirados verduras e legumes, que serviram para a consumição dos próprios alunos, priorizando ingredientes frescos e orgânicos.
No seu interior, foram utilizados pisos antiderrapante Porcelanato Metrópole BOLD Acetinado, 45x45, cor neutra.
A cozinha possuirá bancadas em Granito Preto Tijuca, para o preparo de comida (carnes, legumes e verduras; sucos, lanches e sobremesas) e lavagem de louças sujas.

No pátio central foi implantada playground, hortas, e acessos á todos os ambientes, a fim de promover o maior contato e convívio entre alunos de diferentes faixas etárias

O projeto prevê espaços com dimensionamentos adequados, e equipamentos de acordo com o especificado na norma, tais como:
• Rampa de acesso, com largura mínima de 1 metro e 20 centímetros
• Piso tátil de alerta perceptível por pessoas com deficiência visual;
• Sanitários e pias específicos para crianças portadoras de necessidades especiais.
• As carteiras adaptam-se aos diferentes tamanhos dos alunos, com espaço entre os móveis suficiente para a circulação de criança em cadeira de rodas.
ACESSIBILIDADE
PRANCHAS TÉCNICAS






IMAGENS





